7 DOENÇAS MAIS COMUNS DE INVERNO E COMO PREVENI-LAS

EXAGEROU NA BEBIDA? SAIBA COMO ALIVIAR A RESSACA
27 de junho de 2018
sus-direitos-saude-drogaria-sao-joao
QUAIS SÃO SEUS DIREITOS NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE?
11 de julho de 2018

7 DOENÇAS MAIS COMUNS DE INVERNO E COMO PREVENI-LAS

gripe-inverno-resfriado

O inverno traz o frio e algumas doenças respiratórias transmissíveis como resfriados e gripes. Quem já sofre problemas como rinite, asma, sinusite e otite, o período de baixas temperaturas costuma agravar essas condições, devido ao ar que fica mais seco e as pessoas propensas a ficarem em ambientes fechados.

Selecionamos as 7 doenças mais comuns de inverno e algumas dicas de como preveni-las

Gripe e Resfriado: gripes são infecções das vias respiratórias superiores, como nariz e garganta, causadas por vírus do tipo Influenza, e provocam sintomas como febre, secreção nasal, coriza, dor de garganta e dor nos músculos e articulações, que dura cerca de 5 a 7 dias. O resfriado, geralmente, dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas.

Sinusite – é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos.

Asma – inflamação dos pulmões e vias aéreas. Mais comum em crianças, embora também acometa adultos. Os sintomas são chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar.

Pneumonia – infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas. O tratamento é feito com antibióticos. Para prevenir-se, é aconselhável lavar as mãos com frequência, não fumar e verificar vacinação adequada. (Conheça nossa a Campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto

Bronquite – inflamação dos brônquios, o que impede a chegada do ar aos pulmões. Causa tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro

Otite – causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido provocando dor e febre, é bastante comum em crianças. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos e a prevenção pode ser feita mantendo limpas as vias aéreas.

Rinite – causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns. Causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas. Para prevenir-se, é aconselhável manter o ambiente limpo.

COMO PREVENIR DOENÇAS DE INVERNO

• Evitar locais fechados e com excesso de pessoas;
  • Abra portas e janelas para deixar o ambiente sempre arejado;
  • Beba bastante água; mantenha-se hidratado;
  • Lavar ou higienizar com álcool as mãos várias vezes ao dia, principalmente após estar em locais públicos;
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir, preferencialmente com lenço de papel descartável;
  • Alimente-se bem e de forma adequada, uma dieta rica em frutas e verduras ajudam a melhorar a imunidade;
  • Pratique exercícios físicos e durma, pelo menos, 8 horas por dia para fortalecer o corpo e evitar doenças;

VACINA

A vacinação pode ser um método muito eficaz na prevenção dos casos de gripe, sendo extremamente recomendada principalmente para grupos de risco, como gestantes, crianças e idosos.