CIENTISTAS BRASILEIROS DESCOBREM COMO BLOQUEAR ASMA ALÉRGICA

21 de novembro de 2018

CIENTISTAS BRASILEIROS DESCOBREM COMO BLOQUEAR ASMA ALÉRGICA

Fonte: Só Notícias Boas

Pesquisadores brasileiros da USP de Ribeirão Preto conseguiram bloquear o ataque de asma em testes. Os cientistas responsáveis pelo estudo, que foi publicado no periódico Journal of Allergy and Clinical Immunology, aumentaram a quantidade de uma determinada proteína que bloqueou os linfócitos T CD4 – responsáveis pela produção de citocina, que desencadeia a cascata de eventos que resultam no início e na progressão da doença.

Os experimentos permitiram confirmar que, quando o gene Blimp-1 é superexpresso, há um aumento da proteína que ele produz. Ela bloqueia a ação dos linfócitos que produzem a citocina IL-9, que causa a inflamação alérgica das vias aéreas. Quando a IL-9 é bloqueada a resposta alérgica diminui e, consequentemente, a evolução da doença.

Experimentos

O remédio

Agora que se sabe como a doença pode ser interrompida em cultura de células e em animais, o próximo passo é desenvolver um medicamento que controle a expressão da proteína, testando-o em modelos experimentais e em humanos.