DEZEMBRO LARANJA ALERTA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

CUIDADOS CONTRA A DENGUE DEVEM SER REFORÇADOS NO VERÃO
12 de dezembro de 2018

Saúde

DEZEMBRO LARANJA ALERTA PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE

 Para reforçar a ideia o alerta para prevenção contra o câncer de pele na população brasileira, principalmente com a chegada do verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a campanha “Dezembro Laranja”. Neste ano, o tema nacional de prevenção ao câncer da pele é ‘Se exponha, mas não se queime’. Para se ter uma ideia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença é o tipo mais comum no Brasil. Para 2018 são estimados, no país, 2.920 novos casos de câncer de pele melanoma em homens e 3.340 em mulheres.  Já os casos novos de câncer de pele não melanoma estimados são de 85.170 em homens e 80.410 em mulheres.

O câncer de pele é um tumor de pele maligno, provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Existem três tipos de cânceres de pele: O carcinoma basocelular, mais frequente e com alto percentual de cura; o carcinoma espinocelular, de incidência média; e o melanoma, o tipo mais grave e mais raro.  Em qualquer um dos casos, a doença é curável se detectada em um estágio inicial.

 

Não esqueça! 

  • Procure um protetor solar que melhor se adapte ao seu tipo de pele: creme, gel, spray. Na dúvida, peça orientação de um dermatologista.
  • Fuja do sol entre 10h e 16h. É nesse período que há a combinação os raios ultravioleta A (UVA) e B (UVB), que além das queimaduras, provocam câncer de pele.
  • Além de filtro, chapéu, boné, óculos escuros, roupas com fotoproteção e sombra são sempre bons aliados na hora de prevenir o câncer e evitar queimaduras.
  • Não deixe para aplicar o filtro na praia ou na piscina. Os produtos levam, em média, 15 minutos para entrar em ação, portanto, o ideal é passá-lo antes da exposição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 2 =