HOMENS AINDA CUIDAM MENOS DA SAÚDE DO QUE AS MULHERES

vacina gripe
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NÃO ATINGE META EM MINAS GERAIS
13 de junho de 2018
ressaca
EXAGEROU NA BEBIDA? SAIBA COMO ALIVIAR A RESSACA
27 de junho de 2018

Saúde

HOMENS AINDA CUIDAM MENOS DA SAÚDE DO QUE AS MULHERES

homem

Muita gente gosta de procrastinar a hora de procurar um especialista, mesmo que os sintomas estejam incomodando. Porém, não é de se estranhar que as mulheres vivam, em média, 7 anos a mais do que os homens. O Ministério da Saúde revelou, através de estudo, que 31% dos homens não têm costume de ir ao médico.  O público entrevistado alega várias razões para esse fato, entre elas: a associação ao “ato de cuidar” às mulheres, a crença na força e virilidade masculina, dificuldade de marcação de consultas, o medo de descobrir uma doença grave, entre outros.

Entre dificuldades reais, mitos e “desculpas”, os serviços de saúde são procurados quando os sintomas se tornam insuportáveis ou atrapalham a rotina de trabalho. Essa menor frequência a consultas médicas preventivas, hábitos alimentares piores, maior ingestão de bebida alcoólica e uso mais frequente de cigarro aumentam as chances dos homens de serem acometidos por doenças cardíacas, infecções e cânceres, por exemplo. O mais comum é o câncer de próstata.

Exame de Próstata

A próstata é uma glândula masculina, situada em torno da porção inicial da uretra, que, junto com as vesículas seminais, produz o líquido espermático. O exame de próstata é preventivo e visa identificar o aumento benigno ou câncer nessa glândula. Na maioria das vezes é realizado por um urologista, que através de algumas técnicas, observa se existem ou não essas alterações. É recomendado para homens acima dos 50 anos, porém, havendo casos na família a idade recua para 45 anos.

 

Menos invasivo

O PSA (Prostate-Specific Antigen) é um exame “menos invasivo” para detectar o câncer de próstata. É feito a partir de um exame de sangue comum que detecta os níveis da molécula PSA produzida naturalmente pela próstata.  O problema é que esse exame dá um número alto de falsos-positivo pelo fato de que a molécula pode subir por várias outras situações, inclusive benignas. O PSA é solicitado para que seja avaliada as condições da glândula, já que doenças naturais como hiperplasia benigna da próstata ocorrem invariavelmente pelo envelhecimento do homem, assim como o câncer da próstata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − três =