OUTUBRO ROSA – A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME

ESTUDO PROVA QUE SONO REGULAR AJUDA A MANTER SAÚDE
3 de outubro de 2018
SUBSTÂNCIA DE PLANTA INIBE PROGRESSÃO DE UM CÂNCER DE MAMA AGRESSIVO
17 de outubro de 2018

Saúde

OUTUBRO ROSA – A IMPORTÂNCIA DO AUTOEXAME

O autoexame da mama é um exame mensal que a mulher pode fazer em si mesma para verificar a presença de câncer nos seios. Quando fizer o autoexame na mama, deve procurar por protuberâncias, ondulações, checar a espessura dos seios e liberação de líquidos pelo mamilo.
O câncer de mama é um dos tipos de câncer mais comum nas mulheres. A maioria dos casos de câncer de mama são descobertos através do auto-exame. Quando o câncer de mama é descoberto cedo e tratado corretamente, as chances de cura são melhores. O câncer de mama atinge principalmente mulheres em idade em torno da menopausa (entre 45 e 55 anos), mas podem aparecer nódulos benignos em outras faixas etárias que precisam ser tratados.
A herança genética, a obesidade e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

As 3 melhores dicas para o autoexame

  1. Em frente ao espelho

De pé, pressione as mamas com as pontas dos dedos em frente ao espelho, primeiro com um dos braços voltado para baixo, sempre observando os seios. Logo após, repita os toques agora com uma das mãos na cintura. E por fim, com uma das mãos atrás da cabeça, qualquer anormalidade como rugosidade, saliências ou depressões na região das mamas, deve ser notada durante o auto-exame. Após isso, pressione os mamilos apertando-o levemente, note se há algum fluxo de líquido ou se ele está voltado para dentro, essa pode ser uma característica de que haja o tumor.

  1. No banho

Com os seis ensaboados, apalpe-os com três dedos de uma das mãos juntos, a mão esquerda deve conferir a mama direita e a mão direita, a mama esquerda. Procure fazer movimentos circulares por todo o seio, em especial na parte superior dele. Apalpe também as axilas e o pescoço procurando algum tipo de secreção, caroço, saliências ou outra alteração consistente.

  1. Deitada

Deite e apoie o braço direito sobre a sua cabeça e utilize a mão esquerda para apalpar a mama direita. Siga apalpando a mama em movimentos circulares levemente. Procure apalpar também as axilas e repita esse processo para apalpar a mama esquerda, apoiando o braço esquerdo e usando a mão direita para efetuar os movimentos.

Este auto-exame deve ser efetuado com uma certa frequência. No período de menstruação, podem ocorrer algumas mudanças e variações no corpo, principalmente na região dos seios, por isso, não se precipite no seu diagnóstico.

 

O autoexame das mamas NÃO basta para diagnosticar precocemente o câncer de mama, serve apenas para autoconhecimento do seu corpo. Somente o toque não apresenta eficácia para a detecção do tumor. O importante é que você saiba o que é normal nas suas mamas e diante de qualquer sinal de mudança fale imediatamente com seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 19 =